Regras

Normas do Laboratório

Usuários

O Laboratório de Ciência da Computação (LCC) é de exclusivo dos membros abaixo relacionados:

  • Docentes(DIMAp)
  • Alunos de Ciência da Computação
  • Alunos de Engenharia de Software
  • Alunos de Engenharia da Computação quando estes estiverem matriculados em disciplinas oferecids pelo DIMAp e em aula no LCC.

O cadastramento de novos usuários somente se dará mediante apresentação do atestado de matricula.

As contas dos usuários poderão ser vistoriados a qualquer momento, sem aviso prévio, à procura de jogos e material impróprio.

Normas de Utilização

  1. É terminantemente proibida a utilização do LCC por pessoas não discriminadas acima.
  2. Aos docentes que queiram reservar o laboratório, favor formalizar solicitação por escrito ao setor de informática, com 7 dias de antecedência através do e-mail.
  3. O laboratório deve ser exclusivamente utilizado para fins pedagógicos e científicos, no âmbito das atividades acadêmicas da universidade.
  4. A internet deve ser usada somente para a realização de pesquisas e trabalhos acadêmicos.
  5. É terminantemente proibido o acesso a sites que contenham material pornográfico, bem como o uso de chats ou qualquer programas de comunicação sem fins educacionais.
  6. É proibido fumar e consumir alimentos e bebidas nas dependências dos laboratórios.
  7. Não deixar lixo em cima das mesas ou no chão.
  8. Os usuários devem utilizar os computadores através de suas contas individuais.
  9. O usuário é totalmente responsável por sua conta individual e por qualquer ação que se faça a partir dela. Portanto não deve permitir, em hipótese alguma , a utilização de sua conta por qualquer outro usuário.
  10. Não é permitida a alteração de configuração dos computadores, bem como, dos softwares instalados.
  11. A instalação de software somente poderá ser feita pelos administradores dos laboratórios ou após autorização destes.
  12. Não é permitida alterar a posição dos equipamentos ou do mobiliário.
  13. O utilizador deve guardar cópias de segurança dos seus documentos em suporte externo.
  14. Os aparelhos de ar-condicionado devem ficar constantemente ligados e as portas e janelas dos laboratórios sempre fechadas.
  15. O departamento não se responsabiliza pelo material esquecido no laboratório(pen drive, documentos e afins).
  16. No LCC vale também as normas comuns de convívio social. Portanto preserve o silêncio, a limpeza e a conservação das instalações.
  17. Falta de informação não é justificativa para má utilização dos equipamentos ou desrespeito às normas. Portanto em caso de dúvida procure os administradores do LCC.
  18. É dever do usuário relatar qualquer anormalidade, constatada nas maquinas, aos administradores.
  19. O não cumprimento das regras estabelecidas implica, ao usuário infrator, penalidades que se diferenciam pela gravidade da ação, reincidência, dolo ou culpa podendo ir de uma simples repreensão oral até a suspensão e proibição da utilização do laboratório.
  20. A suspensão da conta de acesso poderá ser por tempo determinado ou definitivo, resguardando os momentos sob orientação direta de um docente.
  21. Não é permitida o uso de alto-falantes externos nos computadores, bem como em laptops pessoais, portanto use fone de ouvido.

Gerência de Redes/ DIMAp/ UFRN - 2015.09.14.1